Edema

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 10 de Setembro 2020 /
Post Image

Todo mundo já ouviu falar em edema, mas você sabe o que é e como ocorrem os edemas?

O edema é definido como a presença de líquido no interstício e/ou em cavidades orgânicas. Isso ocorre por conta de um desiquilíbrio na troca de plasma com o tecido, onde a quantidade que sai deve retornar. Esse equilíbrio chama-se Equilíbrio de Starling e é controlado através de um conjunto de pressões, quando essas aumentam ou diminuem há uma perda desse equilíbrio e ocorre o edema.

A morte não programada das células pode ocorrer através de diversas causas, como:
- Agentes físicos: ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação, entre outros.
- Agentes químicos: substâncias tóxicas e não-tóxicas, como álcool, drogas, detergentes entre outros).
- Agentes biológicos: infecções virais, bacterianas ou micóticas, parasitas, entre outros.
- Distúrbios circulatórios: infartos, úlceras de decúbito e vasoconstrições.

A necrose é classificada em alguns tipos e cada um deles está relacionado a um agente diferente. Os principais tipos são:

Causas do edema:
• Aumento da pressão hidrostática: diminuição do retorno venoso, veia congesta consequente aumento na saída de líquido dos vasos. Exemplos: localizada por conta de obstrução por trombo; generalizada por conta de insuficiência cardíaca.
• Diminuição da pressão oncótica: hipoalbuminemia, sendo a Albumina a principal proteína plasmática que a rege. Mantém o líquido do meio extracelular. Exemplos: Lesões hepáticas, desnutrição.
• Aumento da permeabilidade vascular: associado com processos inflamatórios. Células que são justapostas se separam para que seja possível a passagem das células de defesa, fazendo com que haja maior saída de liquido intersticial. Pode ser chamado de edema hemorrágico. Exemplos: Inflamação aguda; danos ao endotélio vascular através de toxinas bacterianas, fúngicas, complexos antígeno-anticorpo.
• Obstrução linfática: acúmulo do líquido que deveria ser drenado. Exemplos: abscessos e neoplasias dos vasos linfáticos ou linfonodos.

Os edemas podem ocorrer em qualquer local do corpo dos animais podendo ser localizados ou generalizados, porém sempre contém importância clínica por ser um processo não fisiológico causado por desiquilíbrios vasculares.

Nomenclaturas conforme a localização:
- Cavidade abdominal: ascite;
- Cavidade torácica: hidrotórax
- Saco pericárdico: hidropericárdio
- Edema generalizado em tecido subcutâneo: anasarca.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP