Hipertrofia X Hiperplasia

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 21 de Outubro 2020 /
Post Image

O QUE É HIPERTROFIA?

Hipertrofia é o aumento do tamanho das células devido à síntese de mais componentes estruturais. O principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das fibras proteicas, que ocorre como adaptação ou ao aumento da demanda e por ação hormonal, de forma fisiológica, ou por conta de desequilíbrios vasculares, de forma patológica.

Um exemplo de hipertrofia fisiológica é o aumento do útero na gestação, resultante de ação hormonal. E da hipertrofia patológica é a do miocárdio em razão de desiquilíbrios circulatórios.

E A HIPERPLASIA, O QUE É?

A hiperplasia baseia-se no aumento no número de células de algum órgão ou tecido, podendo se apresentar de forma fisiológica e patológica.

Como apresentação fisiológica da hiperplasia pode citar o crescimento de órgãos essenciais conforme a idade do anima. Por exemplo, o aumento dos órgãos genitais na puberdade. Pode ocorrer além de através de ação hormonal, através de uma compensação do organismo, como por exemplo, quando há doação de uma parte do fígado, o mesmo irá aumenta o número de células para suprir a perda.

Já a forma patológica pode ser causada pelo excesso da atividade hormonal e/ou fatores de crescimento. Como exemplo pode citar a hiperplasia prostática benigna, que apesar de ser benigna pode vir a se tornar maligna conforme sua proliferação.

A multiplicação das células ocorre por mitose, que consiste no processo de divisão celular que resulta em duas unidades iguais a partir de uma célula existente, ou seja, as formadas têm a mesma composição, além de desempenhar a mesma função.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP