Diastema em Potros

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 08 de Julho 2021 /
Post Image

Diastema é o espaço entre incisivos da frente e entre os molares do fundo, porém, em alguns casos esse espaçamento pode se tornar anormal e causar uma periodontite.

Os diastemas podem ser de origem congênita ou adquirida. Casos congênitos envolvendo espaçamento anormal ou ausência de gemas dentárias adjacentes podem levar à formação de fendas, como nos casos de polidontia ou oligodontia. Rotação ou angulação incorreta dos dentes emergentes dentro de uma arcada também pode resultar em uma condição semelhante. Diastema adquirida pode resultar de deslocamentos dentários (Robert et al., 2010), coroas fraturadas, perda de dentes e pela remoção prematura de dentes decíduos (Carmalt, 2003).

Eles podem ser ainda classificados como abertos ou fechados em função do trânsito de alimentos no espaço interdentário. O diastema aberto permite que o alimento penetre e saia do espaço interdentário sem acumulo permanente. No entanto, esse alimento pode permanecer aprisionado, caracterizando o diastema fechado (Carmalt, 2003)

Esse acumulo de alimentos e bactérias causa uma fermentação e putrefação do espaço gengival, que consequentemente, levará a uma inflamação e a doença periodontal. Nesses casos os animais apresentam dor, hiperemia de mucosas e ressecção gengival no processo inicial da enfermidade.

A correção dos diastemas não fisiológicos fechados nos dentes pré-molares e molares é dada por meio do alargamento mecânico do diastema, sendo uma técnica segura e com bons resultados (Bettiol & Dixon, 2011). Também podem ser tratados por meio da remoção do alimento retido com água e bicarbonato de sódio, sob pressão seguida do fechamento do espaço interdentário pela colocação de material de impressão dentária, impedindo um novo acúmulo de alimento (Greene & Basile, 2002).

As doenças periodontais representam a maior parte das patologias odontológicas em equinos. É de extrema importância o exame odontológico periódico para avaliação morfológica e o fornecimento de uma dieta nutricional balanceada com as quantidades adequadas de concentrado e de forragens variadas.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP