Enthusiastically

Micose de Bolsa Gutural

Terça-Feira, 14 de Dezembro 2021 Por

As bolsas guturais são divertículos da tuba auditiva, delimitadas dorsalmente pelo atlas e cranioventralmente pela faringe, com a qual se comunica através do orifício guturo-faríngeo, que possui 2,5 cm de diâmetro.

Enthusiastically

Queratoma

Quinta-Feira, 02 de Setembro 2021 Por

O queratoma é uma doença incomum do casco, caracterizada pelo crescimento de tecido contendo queratina entre a parede do casco e a falange distal. Embora o termo implique um processo neoplásico, o exame histológico revela queratina abundante, células epiteliais escamosas, ocasionalmente tecido de granulação e células inflamatórias.

Enthusiastically

Higroma Dorsal do Carpo

Sexta-Feira, 27 de Agosto 2021 Por

Os sinais clínicos são edema uniforme e não doloroso dos tecidos moles na face dorsal do carpo. A pressão não induz inchaço em nenhuma articulação associada ou bainha de tendão.

Enthusiastically

Cintilografia Nuclear

Quinta-Feira, 20 de Agosto 2021 Por

Nos últimos anos, a demanda por métodos avançados de diagnóstico por imagem, vem aumentando consideravelmente na Medicina Equina, dentro das modalidades convencionais de diagnóstico por imagem podemos citar: a radiografia, a fluoroscopia, tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Enthusiastically

Desmotomia em Equinos

Quinta-Feira, 05 de Agosto 2021 Por

Tendões e ligamentos são estruturas de suporte do sistema locomotor, os tendões conectam o osso ao músculo, permitindo a movimentação da região a partir da contração e relaxamento muscular, enquanto os ligamentos são responsáveis por unir os ossos entre si, garantindo a estabilização da articulação.

Enthusiastically

Diarreia Crônica em Equinos Adultos

Quinta-Feira, 22 de Julho 2021 Por

Diarreia é o aumento da frequência de defecação, podendo ser em maior quantidade de fezes com consistência aquosa. Ela é classificada em aguda ou crônica, de acordo com seu tempo de duração, sendo que, após 3 semanas com o quadro instalado, é considerada crônica.

Enthusiastically

Tríade Felina

Quinta-Feira, 15 de Julho 2021 Por

Os felinos são mais predispostos que outros animais a contrair a tríade, ou triadite: situação que ocorre quando se produzem conjuntamente doenças inflamatórias em três dos órgãos relacionados com o processo digestivo, o intestino, fígado e pâncreas.

Enthusiastically

Diastema em Potros

Quinta-Feira, 8 de Julho 2021 Por

Diastema é o espaço entre incisivos da frente e entre os molares do fundo, porém, em alguns casos esse espaçamento pode se tornar anormal e causar uma periodontite.

Enthusiastically

Doença Intestinal Inflamatória em Cães

Quinta-Feira, 1 de Julho 2021 Por

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) canina é caracterizada como uma série de distúrbios gastrointestinais, idiopáticos e crônicos, se resumindo a inflamação das mucosas.

Enthusiastically

Sinusite Secundária em Eqüinos

Quinta-Feira, 24 de Junho 2021 Por

A sinusite eqüina se trata de uma doença que afeta a parte nasal dos animais. Ela é definida com uma inflamação da mucosa que reveste os seios paranasais, com acumulo de exsudato dentro dessas cavidades.

Enthusiastically

Síndrome cólica em neonatos

Quinta-Feira, 17 de Junho 2021 Por

É um termo geral usado para descrever qualquer condição que envolva dor na região abdominal do cavalo. Essa patologia tem importância tanto em potros como em adultos.

Enthusiastically

Choque Circulatório

Quinta-Feira, 10 de Junho 2021 Por

Choque circulatório é determinado como uma série de alterações locais e sistêmicas que levam a incapacidade de perfusão tecidual, ou seja, não fornecimento de nutrientes e oxigênio para os tecidos, que causarão diversas disfunções no metabolismo

Enthusiastically

Hérnia inguino-escrotal

Quinta-Feira, 27 de Maio 2021 Por

Hérnia é a protrusão de um órgão ou parte dele devido à defeitos das estruturam que o comportam,através de uma abertura que pode ser congênita ou adquirida.

Enthusiastically

Exame de Claudicação em Eqüinos

Quinta-Feira, 13 de Maio 2021 Por

A claudicação pode ser definida como uma alteração na sincronia do movimento normal, sendo um conjunto de sinais decorrentes de uma enfermidade que pode acometer uma ou diversas estruturas anatômicas do sistema locomotor dos equinos.

Enthusiastically

Projeções Radiográficas da Quartela

Quinta-Feira, 06 de Maio 2021 Por

O exame radiográfico das falanges proximal e média geralmente é obtido como parte do exame do casco ou do boleto. As vistas específicas desta área são melhor obtidas com o cavalo sustentando o peso do membro em um bloco e deve incluir as vistas lateromedial, dorsopalmar e duas oblíquas. Ao avaliar as margens da articulação dorsal, visualizações oblíquas flexionadas podem ser mais úteis.

Enthusiastically

Pneumonia por Rhodococcus Equi

Quinta-Feira, 29 de Abril 2021 Por

O Rhodococcus equi é um cocobacilo gram positivo capsulado, aeróbio obrigatório, que pode causar uma broncopneumonia piogranulomatosa, enterite ulcerativa e linfoadenite mesentérica em potros. É um dos patógenos mais importantes na medicina veterinária, por apresentar alto índice de morbidade e mortalidade quando acomete neonatos.

Enthusiastically

Projeções Radiográficas do Casco - Parte 2

Quinta-Feira, 22 de Abril 2021 Por

As vistas oblíquas da falange distal e da parede do casco são frequentemente necessárias. Elas são particularmente valiosas se houver suspeita de fraturas envolvendo o corpo ou processos palmares da falange distal e se houver mineralização nas lâminas dérmicas.

Enthusiastically

Sistema Triadan na odontologia de eqüinos

Quinta-Feira, 15 de Abril 2021 Por

O sistema Triadan é o sistema de nomenclatura anatômica mais utilizado para identificação dental dos eqüinos. Ele se baseia na utilização de três dígitos, sendo que uma única numeração é utilizada para identificar cada dente.

Enthusiastically

Projeções Radiográficas do Casco Equino

Quinta-Feira, 08 de Abril 2021 Por

Antes da obtenção das radiografias, as ferraduras dos membros a serem radiografados devem ser removidas e a sola e a parede do casco limpas de qualquer tipo de sujeira.

Enthusiastically

Hipotireoidismo em equinos

Quinta-Feira, 01 de Abril 2021 Por

A tireoide se localiza entre a região dorsal a traqueia e distal a laringe. Em animais jovens, ela influencia fortemente o crescimento e desenvolvimento ósseo. Além disso, o hormônio da tireoide é fundamental na capacidade do corpo de gerar calor, além de estimular o consumo de oxigênio, a síntese e o catabolismo de proteínas e ajudar na regulação do metabolismo de lipídeos.

Enthusiastically

Anatomia da Falange Proximal

Quinta-Feira, 25 de Março 2021 Por

As falanges dos equinos formam o esqueleto de suporte do único dígito presente nesses animais. Elas são: falange proximal, falange média e falange distal. A falange proximal, ou primeira falange, é a maior das três e é classificada como um osso longo.

Enthusiastically

Aplicação da ultrassonografia colorida doppler em programas de transferência de embriões equinos.

Quinta-Feira, 18 de Março 2021 Por

O programa de transferência de embriões é hoje uma das biotecnias mais utilizadas na reprodução de equinos, por oferecer diversas vantagens como: aumento na produtividade de éguas/ano, obtenção de produtos de éguas que são incapazes de conduzir a gestação ou de éguas atletas que estão em atividade durante o ano.

Enthusiastically

Anatomia do Casco

Quinta-Feira, 11 de Março 2021 Por

O casco equino é uma estrutura especializada para resistir ao desgaste, suportar o peso e absorver impactos, evitando maior ocorrência de injúrias do dígito do animal.

Enthusiastically

Hiperemia X Congestão e Hemorragia

Quinta-Feira, 12 de Novembro 2020 Por

A hiperemia e a congestão são muito semelhantes, porém diferenciam-se através do processo. A hiperemia ocorre através de um processo ativo e a congestão através de um processo passivo.

Enthusiastically

Hemostasia

Quinta-Feira, 05 de Novembro 2020 Por

A hemostasia é um conjunto de ações que tem como objetivo manter o sangue fluindo dentro dos vasos. Corresponde ao funcionamento normal dos vasos e da circulação sanguínea.

Enthusiastically

Trombose e Embolia

Quinta-Feira, 29 de Outubro 2020 Por

A trombose é caracterizada como a coagulação do sangue no interior do sistema circulatório de um indivíduo vivo. A embolia é caracterizada como a presença de um corpo solto sólido, líquido ou gasoso na circulação sanguínea.

Enthusiastically

Hipertrofia X Hiperplasia

Quinta-Feira, 22 de Outubro 2020 Por

Hipertrofia é o aumento do tamanho das células devido à síntese de mais componentes estruturais. A hiperplasia baseia-se no aumento no número de células de algum órgão ou tecido, podendo se apresentar de forma fisiológica e patológica.

Enthusiastically

Desidratação

Quinta-Feira, 15 de Outubro 2020 Por

Em nosso dia a dia ouvimos muito se falar em desidratação, principalmente em dias quentes ou em relação a animais de alto desempenho. Mas você sabe exatamente como ocorre e como a reverter corretamente?

Enthusiastically

Processo de Cicatrização de Feridas

Quinta-Feira, 01 de Outubro 2020 Por

O processo de cicatrização pode ocorrer em todos os tipos de feridas, independente do agente causador. É um processo sistêmico e está relacionado a uma coordenada cascata de mecanismos celulares que tem como objetivo a regeneração tecidual.

Enthusiastically

Inflamação

Quinta-Feira, 23 de Setembro 2020 Por

No caso clínico desta semana o tema abordado foi Tendinite, que nada mais é do que a inflamação dos tendões. Mas você se lembra de como ocorre a resposta inflamatória? O assunto de hoje o blog é um resumo para nos recordarmos desse tema tão importante e rotineiro no dia a dia do medico veterinário.

Enthusiastically

Isquemia e Infarto

Quinta-Feira, 17 de Setembro 2020 Por

O termo isquemia está relacionado diariamente na rotina dos médicos veterinários. Mas você sabe o que realmente significa? A isquemia é definida como uma deficiência no aporte sanguíneo de determinado órgão ou tecido através da diminuição da luz de artérias, arteríolas ou capilares.

Enthusiastically

Edema

Quinta-Feira, 10 de Setembro 2020 Por

O edema é definido como a presença de líquido no interstício e/ou em cavidades orgânicas. Isso ocorre por conta de um desiquilíbrio na troca de plasma com o tecido, onde a quantidade que sai deve retornar. Esse equilíbrio chama-se Equilíbrio de Starling e é controlado através de um conjunto de pressões, quando essas aumentam ou diminuem há uma perda desse equilíbrio e ocorre o edema.

Enthusiastically

O que é Necrose?

Segunda-Feira, 03 de Setembro 2020 Por

Em nosso último post, abordamos o tema necrose asséptica da cabeça do fêmur e com sua repercussão resolvemos explicar para vocês o que realmente é a necrose, como se caracteriza e quais suas apresentações.

Enthusiastically

Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur

Quinta-Feira, 27 de Agosto 2020 Por

É uma afecção não inflamatória e/ou infecciosa da cabeça e colo do fêmur que ocorre principalmente em animais de pequeno porte e jovens, variando de 3 a 13 meses de idade, antes do fechamento do disco epifisário da cabeça do fêmur. Ocorre devido a uma diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça femoral, que leve a morte e focos de isquemia no tecido ósseo. Como consequências da isquemia há a fragilidade da cabeça femoral e posterior necrose, causando microfraturas e deformação da superfície articular da mesma.

Uniquely productize

Hérnia Diafragmática em Gatos

Quinta-Feira, 20 de Agosto 2020 Por

A hérnia diafragmática é uma abertura ou ruptura do músculo chamado diafragma que divide as cavidades torácica e abdominal. Uma vez rompido, há protrusão de órgãos abdominais para a região torácica.

Uniquely productize

Raio X na Medicina Veterinária

Segunda-Feira, 03 de Agosto 2020 Por

O exame de raio X é a técnica mais utilizada na medicina veterinária. Apesar de emitir radiação, é um exame que raramente necessita a sedação do animal, possui rápida execução e dentre os outros métodos diagnósticos possui o preço mais acessível, o que justifica ser o primeiro a ser realizado para triagem do animal na maioria das ocasiões.

Enthusiastically

Importância do diagnóstico por imagem na Medicina Veterinária

Segunda-Feira, 03 de Agosto 2020 Por

Antigamente, na medicina veterinária, não havia uma alta gama de exames complementares para o fechamento correto e certeiro do diagnóstico do paciente. Conforme os anos foram passando, o diagnóstico por imagem foi sendo mais utilizado e vem evoluindo juntamente com a valorização da profissão e apego aos animais. Você sabe a importância da imagem na veterinária? E sua aplicação? Quando pedir?

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP