Doença Inflamatória Intestinal em Cães

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 01 de Julho 2021 /
Post Image

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) canina é caracterizada como uma série de distúrbios gastrointestinais, idiopáticos e crônicos, se resumindo a inflamação das mucosas.

Embora sua causa seja desconhecida até o momento, alguns fatores podem estar associados, como má alimentação, alergias alimentares, infecções parasitárias ou reações adversas a medicamentos.

Ela ocorre quando há um infiltrado inflamatório na mucosa do trato gastrointestinal, interferindo na sua funcionalidade, tal como absorção e motilidade.

A doença afeta cães de todas as idades, sendo mais comum em adultos jovens, e os principais sinais clínicos a serem observados são: vômito, diarreia, diminuição do apetite, disquesia, perda de peso e letargia.

Os sintomas podem ser intermitentes ou permanentes, dependendo das áreas afetadas.

O diagnóstico da doença inflamatória intestinal é feito por meio de um exame clínico detalhado do paciente, hemograma (presença de leucocitose), exame ultrassonográfico (diagnóstico e acompanhamento) e biópsia.

A biopsia é considerada como método conclusivo do diagnóstico desses pacientes, por conta da visualização microscópica do infiltrado inflamatório na parede mucosa do segmento gastrointestinal acometido.

Para o diagnóstico diferencial pode ser coletada amostra de fezes desse animal para realizar o exame coproparasitologico, descartando a presença de parasitas gastrointestinais no animal.

Considerando o tratamento para essa enfermidade são necessárias alterações nos hábitos alimentares, utilizando-se uma dieta a base de proteína hidrolisada ou com compostos inéditos. O uso de corticosteroides é necessário para o controle e eliminação das células inflamatórias presentes no TGI. Às vezes são indicados alguns probióticos e suplementos naturais para auxiliar a reabilitação do mesmo. Dependendo do estado clínico do paciente, podem ser administrados antieméticos e antidiarreicos.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP