Hipertrofia X Hiperplasia

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 29 de Outubro 2020 /
Post Image

O QUE É TROMBOSE?

A trombose é caracterizada como a coagulação do sangue no interior do sistema circulatório de um indivíduo vivo.
A estrutura TROMBO corresponde ao coágulo e trombose corresponde ao processo relacionado à estrutura.
Há três fatores que originam o processo trombótico e são chamados de Tríade de Virchow. A Tríade de Virchow é composta por: lesão endotelial, alterações no fluxo sanguíneo e hipercoagulabilidade do sangue.
A lesão endotelial é causada através de traumas, infecções ou neoplasias. Essa lesão irá causar a ativação da cascata de coagulação que originará o trombo em determinado local do vaso.
As alterações do fluxo sanguíneo podem ocorrer para seu aumento ou diminuição. O aumento do fluxo sanguíneo pode o tornar turbulento, originando correntes circulares em contra fluxo, causando lesão endotelial e ativando a cascata de coagulação. E a diminuição do fluxo sanguíneo se dá através do aumento de viscosidade do sangue dentro do vasos, levando a uma possível aglomeração de plaquetas e consequente formação do trombo.
A hipercoagulabilidade do sangue leva a alteração dos fatores de coagulação e consequente aumento na chance da formação de trombos. Em relação à morfologia dos trombos, pode-se dizer que possuem aspecto estriado e se localizam aderidos à superfície do vaso ou coração, isso diferencia o trombo do coágulo post mortem, pois esse não fica aderido a parede do vaso.
Os trombos podem ser classificados como vermelhos, brancos e hialinos. Os trombos vermelhos tem origem venosa e são constituídos, principalmente, por hemácias e fibrina. Os trombos brancos tem origem arterial e são constituídos por plaquetas e fibrina. E os trombos hialinos são provenientes de arteríolas e vênulas e são constituídos, basicamente, por fibrina.
Após a formação do trombo há quatro possíveis destinos para o mesmo: crescimento, formação de êmbolo, dissolução ou organização e recanilização. Ou seja, o trombo pode crescer aderido à parede vascular, pode se soltar e ser levado pela corrente sanguínea a outro local do corpo, pode sofrer um processo fibrinolítico e dissolver, ou pode se organizar e passar a outros pequenos vasos se recanalizando.

O QUE É EMBOLIA?

A embolia é caracterizada como a presença de um corpo solto sólido, líquido ou gasoso na circulação sanguínea.
A principal preocupação quanto à ele é a obstrução vascular que pode acarretar em isquemia e necrose do local afetado.
Em relação a tão especulada embolia pulmonar podemos citar que pode ser causada por um trombo que se torna êmbolo ao se soltar da parede vascular e obstrui a circulação pulmonar. Geralmente, os êmbolos que causam embolia pulmonar possuem origem venosa.
Podemos classificar a embolia como gasosa, líquida ou sólida.
A embolia gasosa pode ser causada através de punção venosa, traumas, cirurgias e principalmente, descompressão em casos de mergulhadores e grandes profundidades.
A embolia líquida pode ser gordurosa ou causada através traumas graves. A causa mais comum e recorrente da embolia líquida ocorre através do líquido amniótico, que é infundido a uma lesão na hora do parto. É umas das principais causas de mortalidade materna. E a embolia neoplásica, causada por mestástases.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP