Hemostasia

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 05 de Novembro 2020 /
Post Image

A hemostasia é um conjunto de ações que tem como objetivo manter o sangue fluindo dentro dos vasos. Corresponde ao funcionamento normal dos vasos e da circulação sanguínea. Atua impedindo a coagulação desnecessária do sangue através de fatores anticoagulantes existentes no sangue e interior dos vasos.

Quando há lesão no vaso e há extravasamento do sangue para o meio extravascular é ativado o processo de coagulação sanguínea, e a hemostasia atua para impedir a hemorragia.

Podemos classificar a hemostasia em casos de hemorragia como: hemostasia primária e secundária.

PRIMÁRIA: ação dos vasos e das plaquetas no impedimento da hemorragia. Caso seja uma lesão pequena, apenas a hemostasia primária é capaz de contê-la. A ação vascular consiste na vasoconstrição e a ação plaquetária no aumento de tamanho e modificação de sua estrutura, para que haja a adesão plaquetária. Ao aderirem a parede vascular, emitem substâncias que atraem mais plaquetas e o resultado desse mecanismo é a agregação plaquetária, que forma o tampão plaquetário.

SECUNDÁRIA: quando há lesões mais graves e extensas é necessária a intervenção dos fatores de coagulação para ativar uma proteína chamada fibrina, que atua na formação dos coágulos mais resistentes. Esse processo consiste em uma série de reações químicas que envolvem componentes do plasma. Sabe-se, hoje, que há dez fatores de coagulação que estão envolvidos nesse processo e são indispensáveis para tal. Essas interações complexas levam à transformação de uma proteína solúvel, o fibrinogênio, em uma proteína insolúvel, a fibrina, que forma a estrutura do coágulo. A cicatrização da ferida por fim encerra essa ligação e a fibrinólise dissolve o coágulo.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP