Sistema Triadan na odontologia de eqüinos

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 15 de Abril 2021 /
Post Image

O sistema Triadan é o sistema de nomenclatura anatômica mais utilizado para identificação dental dos eqüinos.

Ele se baseia na utilização de três dígitos, sendo que uma única numeração é utilizada para identificar cada dente.

O primeiro dígito descreve o quadrante da cabeça, seguindo o sentido horário: o numero 1 se refere ao quadrante superior direito, o numero 2 ao quadrante superior esquerdo, o numero 3 ao quadrante inferior esquerdo e o 4 ao quadrante inferior direito, em casos que se tenham os dentes permanentes.

Se o animal possuir dentes decíduos, ou de leite, utiliza-se os números 5 para quadrante superior direito, 6 para superior esquerdo, 7 para inferior esquerdo e 8 para inferior direito.

O segundo e o terceiro digito são designados para a identificação de um dente especifico, e a numeração é feita da seguinte forma:

Os números de 1 a 8 são utilizados para os dentes decíduos, enquanto os de 1 a 11 são para os permanentes, seguindo a ordem rostro-caudal, desde o primeiro incisivo até o ultimo molar ou pré-molar.

Os dentes de lobo e os caninos também são contados, estejam eles presentes ou não.



Esse sistema é uma adaptação de Michel Floyd, de um sistema criado em 1972 para humanos. De inicio, foi utilizado um modelo canino, porem, quando comparado a outras espécies o mesmo dente possuía numerações diferentes. Entao, em 1991 o sistema passou por algumas alterações e é utilizado dessa maneira, com o básico conceito da "Regra de 4 e 9". Todos os dentes caninos terminam em 4 e todos os primeiros molares terminam em 9.

De acordo com SHALLER (1999) e DIXON & DACRE (2005) para o completo entendimento das características morfofuncionais dos dentes do equino, a identificação de cada face dentária, a documentação e a discussão, faz-se necessária a padronização de alguns termos da topografia oral. Desta forma, a definição para face oclusal é a região de contato com os dentes da arcada oposta, face vestibular é a voltada ao vestíbulo da boca, face lingual é a voltada para a língua, face mesial ocorre no primeiro incisivo é o plano mediano, nos demais dentes é a face que está dirigida para o primeiro incisivo, face distal é a face 10 oposta a face mesial, onde se identifica as faces entre os dentes de um mesmo arco dentário.

Esse sistema é de extrema importância na utilização da rotina clinica odontológica, possui permite uma padronização os exames físicos e complementares na identificação dentária.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP