HIPEREMIA X CONGESTÃO e HEMORRAGIA

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 12 de Novembro 2020 /
Post Image

A hiperemia e a congestão são muito semelhantes, porém diferenciam-se através do processo. A hiperemia ocorre através de um processo ativo e a congestão através de um processo passivo.

A hiperemia é caracterizada como um aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de um órgão ou tecido causado através da dilatação arteriolar.

Já a congestão consiste na diminuição da drenagem venosa, ou seja, diminuição do fluxo sanguíneo. A congestão pode ser classificada em dois tipos: localizada e sistêmica.

A localizada consiste na obstrução ou diminuição da passagem de sangue de um vaso específico, que afeta apenas o local no qual irriga por decorrência, por exemplo, de um trombo.

E a sistêmica que possui consequências na circulação como um todo, por exemplo, nas insuficiências cardíacas.

Em relação a hemorragia, podemos citá-la como a saída de sangue do interior dos vasos sanguíneos para seu exterior, seja ele o interstício, uma cavidade pré-formada ou o exterior do corpo propriamente dito.

A hemorragia pode ser classificada em dois tipos: interna e externa. Onde a externa é o extravasamento de sangue para o ambiente, através das fezes, vômitos e soluções de continuidade. E a interna no extravasamento de sangue através da ruptura de vasos para o interstício ou cavidades pré-formadas.

A hemorragia possui diversas aparências que são classificadas em:

1. HEMATOMA: considerado como qualquer acúmulo de sangue externamente aos vasos.

2. PETÉQUIAS: classificadas como acúmulos minúsculos externos ao leito vascular, decorrentes de rompimentos de pequenos capilares.

3. PÚRPURAS: classificadas através de seu tamanho, sendo maiores de 3mm, popularmente conhecidas como junção de várias petéquias.

4. EQUIMOSE: considerado como um acúmulo maior de sangue, sendo citado em centímetros e resultante de traumas, os populares “roxos”.

As consequências das hemorragias variam conforme o vaso afetado, o local, o órgão ou tecido afetados. Podem levar a hipovolemia ou isquemia do local afetado, podendo levar até a necrose das células afetadas.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP